sábado, 1 de fevereiro de 2014

Análise das medidas de acessibilidade e centralidade Krafta na cidade de Canguçu / RS

Segunda etapa: análise de centralidade Krafta

Trabalho desenvolvido através do software Morphometrics. Dividido em 2 etapas de análises para a cidade de Canguçu / RS, a primeira feita através da medida de acessibilidade, enquanto que a segunda através da medida de centralidade Krafta.
No segundo exercício considera-se 4 situações diferentes, com base na medida de centralidade Krafta, demonstradas nas imagens a seguir: Figura 01, cidade de Canguçu com valores de impedância iguais para todos os eixos; Figura 02, Canguçu com valores de impedância iguais, inclusos equipamentos urbanos nos carregamentos; Figura 03, Canguçu com valores de impedância iguais, inclusos equipamentos urbanos e densidade nos carregamentos; Figura 04, Canguçu com valores de impedância diferentes (conforme o exercício de acessibilidade), inclusos equipamentos urbanos e densidade nos carregamentos.
Ao se comparar as 4 imagens (Figura 01, 02, 03 e 04) pode-se observar suas diferenças, algumas dessas foram demarcadas na Figura 05, na qual utilizou-se a Figura 04 como base, e nela foram demarcadas as vias que possuem uma grande diferenciação das demais, logo, nota-se quais impactos que são causados pela inserção das impedâncias no sistema.


Figura 01: Medida de centralidade Krafta para a cidade de Canguçu, valores de impedância iguais. Nessa imagem evidencia-se o eixo mais central da cidade.  A legenda ao lado demonstra o nível de centralidade.

Figura 02: Medida de centralidade Krafta para a cidade de Canguçu, valores de impedância iguais, inclusos equipamentos urbanos. Nessa imagem também evidencia-se o eixo mais central da cidade, porém pequenos eixos também aparecem ressaltados. A legenda ao lado demonstra o nível de centralidade.


Figura 03: Medida de centralidade Krafta para a cidade de Canguçu, valores de impedância iguais, inclusos equipamentos urbanos e densidades. Nessa imagem também evidencia-se o eixo mais central da cidade, porém pequenos eixos também aparecem ressaltados, pouco se diferencia da imagem anterior. A legenda ao lado demonstra o nível de centralidade.

 
Figura 04: Medida de centralidade Krafta para a cidade de Canguçu, valores de impedância diferentes (conforme exercício de acessibilidade), inclusos equipamentos urbanos e densidades. Nessa imagem também evidencia-se o eixo mais central da cidade, porém pequenos eixos também aparecem ressaltados. A legenda ao lado demonstra o nível de centralidade.

 
Figura 05: Medida de centralidade Krafta para a cidade de Canguçu, valores de impedância diferentes (conforme exercício de acessibilidade), inclusos equipamentos urbanos e densidades. Nessa imagem estão ressaltadas algumas vias em branco, essas vias são eixos que possuem uma grande diferenciação das demais. A legenda ao lado demonstra o nível de centralidade.


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