sábado, 1 de fevereiro de 2014

Análise das medidas de acessibilidade e centralidade Krafta na cidade de Canguçu / RS

Primeira etapa: análise de acessibilidade

Trabalho desenvolvido através do software Morphometrics. Dividido em 2 etapas de análises para a cidade de Canguçu / RS, a primeira feita através da medida de acessibilidade, enquanto que a segunda através da medida de centralidade Krafta.
No primeiro exercício, analisa-se duas situações diferentes, com base na medida de acessibilidade: as duas imagens (Figura 01 e 02) apresentam os valores de acessibilidade para a cidade de Canguçu, no entanto, a Figura 01 analisa a cidade de Canguçu com valores de impedância iguais para todos os eixos, enquanto que a Figura 02 são acrescidos à cidade diferentes valores de impedância. Quanto a impedância atribui-se valores relacionados a características das vias (como a pavimentação das ruas), ou seja, quanto melhores as vias em relação a estes determinados itens, menores são seus valores de impedância, dentre esses: valor 1, as vias que possuem as melhores características; valor 5, ainda são vias com boas qualidades, porém não abrange todas; valor 10, vias menos adequadas, com vários problemas, como por exemplo, má pavimentação, larguras inadequadas, entre outros aspectos.
Comparando as duas imagens pode-se observar que algumas zonas periféricas estão menos acessíveis (Figura 03), o que torna evidente a forte influência dos maiores valores de impedância nas vias situadas nessas áreas. Logo, pode-se inferir que se algumas dessas vias receberem melhorias, a acessibilidade a essas zonas poderia ser aumentada.

Figura 01: Medida de acessibilidade para a cidade de Canguçu com valores de impedância iguais para todos os eixos. A legenda ao lado demonstra o nível de acessibilidade.

Figura 02: Medida de acessibilidade para a cidade de Canguçu, inclusos valores de impedância. A legenda ao lado demonstra o nível de acessibilidade.

 
Figura 03: Medida de acessibilidade para a cidade de Canguçu, inclusos valores de impedância. Nessa imagem estão demarcadas as zonas periféricas que sofreram alterações em relação à Figura 01. A legenda ao lado demonstra o nível de acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário