sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Simulação de expansão urbana com preservação de recursos naturais

O trabalho a seguir foi feito no software City Cell, consiste na calibração do modelo para a cidade de Canguçu/RS no período de 1967 à 2013 e na elaboração de uma simulação de crescimento alternativa para o mesmo período, considerando a preservação do ambiente natural previamente mapeado (rios, lagos, fundos de vale, vegetação nativa), procurando entender como a cidade teria crescido se esses recursos tivessem sido preservados.
As figuras 01 e 02 mostram, respectivamente, o tipo de célula (cell type, em magenta) e a centralidade absoluta (absolute centrality, em azul - onde os tons mais escuros representam maior centralidade e os mais claros, menor) resultantes do processo de calibração do modelo para o período de 1967 à 2013 e os resultados aproximam-se bastante da realidade observada na cidade.
As imagens 03 e 04 mostram um cenário alternativo, procurando entender como a cidade teria crescido nesse período se os recursos naturais tivessem sido preservados. A figura 03 consiste no tipo de célula (cell type) e indica que a área urbanizada, definida na imagem pelas células, teria se conformado de modo mais difuso do que ocorreu sem a preservação desses recursos, caracterizando uma cidade menos compacta, marcada pela coexistência e alternância de áreas urbanizadas e preservadas. A figura 04 mostra a centralidade absoluta (absolute centrality) para a mesma simulação, indicando que a cidade menos compacta possui centralidades menos concentradas.

    Figura 01: Cell Type :: calibração 1967 - 2013

    Figura 02: Absolute Centrality :: calibração 1967 - 2013

    Figura 03: Cell Type :: simulação com preservação 1967 - 2013

    Figura 04: Absolute Centrality :: simulação com preservação 1967 - 2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário