Como segundo trabalho do aluno Alisson Vieira Santos na disciplina Oficina de Modelagem Urbana, foi desenvolvido um modelo com a utilização de grafos através de trechos do município de Canguçu. Os softwares desenvolvidos para esse estudo foram o Mindwalk e o Morphometrics.
Através do Mindwalk foi possível medir no experimento proposto a conectividade, a integração global, a integração local com raio 3 e a profundidade a partir de um determinado trecho, conforme demonstram as imagens abaixo:
Com a utilização do software Morphometrics foi possível observar a medida de centralidade e a acessibilidade utilizando cálculos de propriedade de vértices por métodos topológico e geométrico e com visualização através de natural breaks e intervalos iguais.
Com o input de dados de densidade populacional, sistema viário e uso do solo foi possível simular as situações distintas descritas a seguir:
Fig.1- sem carregamentos;
Fig.2- com input de uso do solo;
Fig.3- com input de uso do solo + densidade populacional;
Fig.4- com input de uso do solo + densidade populacional + impedância do sistema viário.
Fig.5- com input de uso do solo + densidade populacional + impedância do sistema viário e cálculo por método topológico e com input de uso do solo + densidade populacional + impedância do sistema viário e cálculo por método geométrico.
Abaixo podemos observar os resultados obtidos através do experimento:









Nenhum comentário:
Postar um comentário