sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Comparando valores de centralidade com diferentes inputs

Exercício desenvolvido no Software Morphometrics com eixos da cidade de Canguçu/RS. Nesse exercício foram comparados os valores de centralidade em cinco situações, todas com as seguintes características: dimensões topológicas dos eixos, centralidade de krafta, raio máximo, visualização por natural breaks, 8 classes e centralidade decrescente do vermelho para o azul.
A figura 01 apresenta os valores de centralidade considerando carregamentos e impedâncias iguais para todos os eixos e mostra que as centralidades máximas estão concentradas no sistema viário principal contemplando grande parte da área urbana; na figura 02 os equipamentos urbanos (escolas, postos de saúde), concentrados na área central da cidade, foram incluídos nos carregamentos e a diferença de centralidade entre o centro e a periferia aumentou; na figura 03 as densidades populacionais também foram consideradas e a centralidade desconcentrou-se novamente; a figura 04 inclui as impedâncias (características negativas, como a má pavimentação das vias) que concentram-se na periferia e aumentam o degrau de centralidade centro-periferia; por fim, a figura 05 simula a criação de dois pólos de atração na zona norte da cidade, gerando um deslocamento da centralidade nessa direção e mostrando a possibilidade de direcionar a expansão urbana através de pólos de atração.

    Figura 01: carregamentos e impedâncias iguais para todos os eixos.


    Figura 02: inclusão dos equipamentos urbanos nos carregamentos.


    Figura 03: inclusão dos equipamentos urbanos e das densidades nos carregamentos.


    Figura 04: inclusão dos equipamentos urbanos, das densidades e impedâncias nos carregamentos.


    Figura 05: inclusão dos equipamentos urbanos, das densidades e impedâncias nos carregamentos + criação de dois pólos de atração na zona norte.

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